Os tempos mudaram e, hoje, as relações comerciais são bem diferentes das de antigamente. Lembro muito bem quando, morando na Rua Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio, em Campina Grande, ainda adolescente, na década de 80, as donas de casa ficavam atentas ao sino do caminhão do gás, para comprar o botijão de utilizar no mês. Ao primeiro sinal do sino, era aquele corre-corre para colocar o botijão vazio na calçada e esperar o caro parar, para comprar um novo.
Se o ouvido não fosse tão bom e o cliente saísse de casa após a passagem do caminhão, mesmo que ele ainda estivesse próximo, ficava sem o gás e tinha que pedir um botijão emprestado a um vizinho ou esperar o mês que vem, tendo que recorrer ao velho fogo de lenha ou à compra do carvão.
Hoje, basta um telefonema, SMS, twittada ou acionar o facebook que tem dez vendedores de gás na sua porta, oferecendo o botijão com descontos e brindes, para lhe cativar.
Esse pequeno exemplo serve para ilustrar o quanto o mercado evoluiu ao longo dos anos. E, com o avanço da tecnologia e o advento da internet, o mercado, cada vez mais competitivo, teve que adotar medidas criativas, inteligentes e, em alguns casos, até mesmo ousadas, para conquistar e fidelizar cada vez mais o cliente, que virou ‘Sua Majestade’, no dizer dos profissionais de Marketing.
Diante dessa realidade, fica difícil acreditar que uma empresa aparentemente forte e consolidada, como a administradora dos Cartões HiperCard, faça tudo ao contrário. Nos últimos meses, as medidas adotadas pelo Hiper mais afastam do que aproximam clientes e a tendência, num mercado competitivo, é de se chegar ao fim em pouco tempo.
As mudanças começaram quando o HiperCard resolveu acabar coma relação comercial com o Bom Clube, um programa de fidelidades que dava a quem comprasse nas lojas Hiper Bompreço um ponto a cada um real. E, se a compra fosse feita com o HiperCard, seria pontuação em dobro, porque o cliente ganhava ponto quando comprava e ganhava quando pagava o extrato de compras, desde que fosse até o dia do vencimento.
Essa medida, tomada há meses, gerou vários cancelamentos de cartões, por parte de clientes insatisfeitos. Em contrapartida, bandeiras concorrentes, como Visa e Mastrcard, por exemplo, adotaram seus programas de fidelidade e estão tomando os clientes Hiper de forma muito rápida.
Depois o HiperCrd baixou uma norma dizendo que, para pagar o extrato de compras, o cliente tinha que apresentar o cartão no caixa do supermercado. Isso mesmo. Se levasse o extrato e o dinheiro, não podia pagar se não apresentasse o cartão. Desculpem a ousadia, mas uma atitude como esse só pode ser burrice mesmo!
Mas agora, o HiperCard se superou. As novas medidas adotadas servem para afastar de vez os clientes. Duvida? Veja as novas regras:
- Clientes HiperCard só poderão pagar os extratos de compras, nas lojas Bompreço e Hiper Bompreço, no horário das 10h às 16h. Então, quem deixava para ir ao supermercado pagar o cartão depois de sair do trabalho, esqueça;
- Além do limite de horário, o pagamento nas lojas Bompreço e Hiper Bompreço só poderá ser efetivado até o limite de R$ 2 mil. E não é R$ 2 mil por pagamento efetuado não. É R$ 2 mil por cada cliente. Isso quer dizer que o cliente, mesmo tendo três décadas ou mais de fidelidade à bandeira Hiper – como eu, por exemplo, se tiver um boleto de valor superior a R$ 2 mil não poderá pagar na própria loja Hiper Bompreço. Inacreditável, mas é verdade;
- Acima desse valor de R$ 2 mil, o pagamento do extrato de compras só poderá ser efetuado nas agências do Banco Itaú, no horário bancário, tendo que enfrentar aquelas quilométricas filas que todos nós conhecemos. Ahhh... ia esquecendo. Se o valor do extrato de compras for superior a R$ 2 mil e você não quiser pagar tudo no banco, para não andar com tanto dinheiro assim na bolsa, você também pode pagar R$ 2 mil no supermercado e o restante no banco. Inteligente, não?;
- Outra opção é pagar o extrato nas casas lotéricas. Porém, o valor do pagamento não poderá ultrapassar os R$ 900. Assim, você tem uma opção mais inteligente ainda: imagine que seu extrato de compras neste mês veio R$ 3 mil e você não quer ir à agência bancária com todo esse dinheiro. Você pode pagar R$ 2 mil no supermercado, R$ 900 na lotérica e os R$ 100 restantes no banco. Você só vai perder uma tarde inteira na filas, mas isso não é importante. Afinal, as pessoas, hoje em dia, tem tempo de sobra, não é mesmo?;
- Pensar em pagamento pela internet, tablet, smartfone ou outros meios que facilitem, como outras empresas tem feito ultimamente, nem pensar!
O pior é que as regras entraram em vigor de uma hora para a outra. Ou seja: as mudanças pegaram muita gente de surpresa. Eu mesmo sofri. Fui à Loja Hiper Bompreço à noite, pagar o meu extrato de compras, no dia do vencimento, e, mesmo estando com dinheiro, cartão e extrato em mãos, não pude pagar.
Claro que isso só pode ter sido feito de propósito, pois para quem paga após a data do vencimento, o HiperCard cobra juros exorbitantes e, neste caso, o cliente é obrigado a pagar, claro.
Agora eu pergunto: agindo assim, o HiperCard quer mesmo continuar tendo clientes?
Do Blog Carlos Magno